Carrinho de compras

Como posso ajudar o meu patudo a ter um Natal "stress-free"!

Estamos a entrar na época Natalícia e à medida que nos embrenhamos na azáfama dos preparativos é importante considerar os nossos "familiares" de quatro patas!


O Natal pode ser um momento excitante e stressante para os nosso cães. Podem ficar ansiosos com algumas mudanças na dinâmica do seu lar, as festividades, outras pessoas em casa, decorações e novos aromas, podem traduzir-se em medo e/ou desconforto para o teu familiar de 4 patas.

Para garantires que o teu companheiro canino tem uma véspera e dia de Natal sem stress, aqui estão algumas dicas para tornar esta temporada mais especial para ambos!


1. Cria um local seguro:

Cria um espaço tranquilo e confortável para onde o teu cão possa ir caso não esteja a saber lidar com a agitação da véspera e dia de Natal.

Pode ser um quarto designado para este efeito com a cama, brinquedos de estimulação mental e a tigela de água.

Sugiro igualmente a colocação de uma câmara para ires verificando como está o teu patudo além de sensibilizares os familiares a respeito da necessidade de espaço que ele precisa neste dia.



2. Introduz as decorações de Natal gradualmente:

A colocação repentina das decorações de Natal pode ser confuso para os cães.

Introduz as decorações festivas gradualmente para que se habitue, desta forma evitamos uma sobrecarga de estímulos visuais e olfativos aos quais pode não estar habituado - dá tempo para que se vá habituando.

Não te esqueças de colocar num local seguro (fora do alcance) ornamentos que podem ser perigosos.



3. Mantém a rotina:

Tenta manter o horário dos passeios, brincadeira, alimentação, descanso e educação o mais normal possível!

A consistência e previsibilidade proporciona uma sensação de segurança e normalidade, principalmente a cães ansiosos.

Nesta altura - e principalmente na véspera e dia de Natal - aumenta os passeios relaxantes e adapta a estimulação mental.



4. Suplementos e medicação:

Existem no mercado suplementos que ajudam a acalmar o teu cão nestas alturas, como por exemplo: difusores de feromonas, aromaterapia ou CBD.

Estes produtos podem proporcionar uma sensação de segurança e conforto a cães ansiosos.

Se a ansiedade for extrema, consulta o médico veterinário assistente, ele pode recomendar medicação situacional, e caso necessário descartar quaisquer problemas de saúde subjacentes que contribuam para o estado interno do teu patudo.



5. Estímulos negativos:

Identifica os estímulos que podem desencadear ansiedade no teu cão, sejam eles sons altos ou determinadas pessoas, saber o que causa stress permite implementar estratégias direcionadas para aliviar a ansiedade que ele pode apresentar.



6. Comunicação consistente:

Ser consistente na forma como comunicas e interages ajuda-o a sentir-se seguro.

Usa um tom de voz calmo e reconfortante e tem atenção à sua linguagem corporal.



Algo que ensino a todos os meus alunos é o exercício da cama (ou mat) que ajuda precisamente o teu cão a conseguir relaxar nestas ocasiões!

Por último, não deixes o teu companheiro sozinho no Natal, se os teus planos não o podem incluir, deixa-o com um familiar com quem ele se sinta tranquilo e seguro. Até porque, ninguém merece passar o Natal sozinho! Mas... caso não seja possível deixa música ambiente para camuflar os sons das outras casas ou da rua, além de proporcionares actividades relaxantes antes de o deixares sozinho para ficar mais calmo.


Lembra-te que cada cão é único, e o que funciona para um pode não funcionar para o outro!

Adapta estas sugestões às necessidades individuais do teu patudo para que consigam passar um natal mais relaxado e feliz com muito amor e alegria! 🤗