Carrinho de compras

"GROOMING" STRESS-FREE?

Posso ajudar o meu cão a estar mais confortável com todo o processo e maneio da limpeza, escovagem, corte do pêlo e banho?


Cuidar do pelo e estética não serve apenas para manter a "aparência", mas também é crucial para a saúde e bem-estar geral do cão.

No entanto, este não é um procedimento com o qual eles se sintam confortáveis, pois envolve o toque em zonas mais sensíveis (orelhas, olhos, patas “etc”), além do surgimento de traumas devido à má contenção por parte de alguns groomers.


É possível termos uma experiência de "Grooming Stress-Free"?

"Stress-free" é um termo amplamente usado que significa "em paz, livre de stress ou preocupação", algo que é praticamente impossível em todos os organismos vivos.

Principalmente num procedimento de estética, pois embora o cão tolere, não quer dizer que goste ou que não sinta algum tipo de stress ou desconforto.


E como é podemos minimizar esse desconforto e criar uma associação positiva?


1. Começa devagar:

Introduz todos os acessórios (escova, tesoura, corta-unhas "etc") gradualmente, deixa o teu cão inspecioná-los de forma calma e tranquila.

Começa com uma escova ou pente macio, abre e fecha o corta unhas ou liga o secador ou a máquina de tosquia (à distância) para que ele comece a familiarizar-se com o som.

Esta etapa ajuda a reduzir a ansiedade e 'stress' associado.


2. Associações positivas são cruciais:

Associa a preparação de todo o procedimento a experiências positivas, oferece 'treats' de alto valor, tem uma conversa calma ou brincadeira durante e após estas sessões.

O objetivo é criar uma associação positiva entre os acessórios e a preparação para o banho, corte, entre outros, e momentos agradáveis.


3. Dessensibilização ao toque:

Faz regularmente um maneio e toque calmo e suave das zonas que podem ser mais críticas (aproveita momentos relaxantes enquanto estás a dar festas), incluindo áreas sensíveis como patas, orelhas e cauda.

Usa comida ou uma conversa calma e carinhosa para reforçares o comportamento calmo, ajudando desta forma a habituação ao toque.


4. Sessões curtas:

Mantém inicialmente as sessões de 'grooming' curtas para evitar uma sobrecarga sensorial.

Aumenta gradualmente a duração das mesmas à medida que o teu cão demonstra comportamentos mais calmos e fica confortável.

A consistência é chave!


5. Comida de alto valor:

Usa "treats" de alto valor durante estas sessões para manteres o teu cão motivado e distraído.

Ajuda na associação positiva e minimiza um pouco a ansiedade e 'stress' que podem estar relacionados com estes eventos.


6. Cria um ambiente calmo e relaxante:

Escolhe um local tranquilo e confortável, sem associações negativas prévias.

Tira partido da aromaterapia e música relaxante.


7. Paciência:

Se o teu cão apresentar sinais de stress ou desconforto, faz uma pausa e tenta novamente mais tarde. A paciência é crucial para criar uma experiência positiva, forçar o processo pode aumentar a ansiedade do teu cão ou criar traumas.


8. Considera ajuda profissional:

Existem procedimentos estéticos que consegues fazer em casa, principalmente se a manutenção do pelo do teu cão não for exigente, mas existem muitas raças que precisam de recorrer a um profissional na área da estética canina.


Hoje em dia encontras muitos "groomers" que tentam trabalhar sem causar muito ‘stress’ ao cão e gato e consideram o seu bem-estar uma prioridade.

A sua ajuda e colaboração com o treinador e tutor é imprescindível para tornar esta experiência o menos traumatizante possível.


Este é um processo gradual que requer paciência e consistência!

Ao seguires estes passos consegues transformar estas ocasiões em situações mais agradáveis para o teu cão e para ti!