Carrinho de compras

Porque é que não se consegue garantir resultados no treino canino ou modificação comportamental?

Existem muitos "profissionais" a garantir resultados no treino ou modificação comportamental do teu cão, no entanto a realidade não podia ser completamente diferente.


No mundo de hoje que estamos a ser constantemente expostos a demasiada informação torna-se difícil fazer a filtragem do que parece ser o mais correcto e que faz sentido, do que é marketing para captar a tua atenção.


O sucesso do progresso e aprendizagem do teu cão depende do teu compromisso e consistência, da orientação, apoio e estratégias dadas pelo profissional e do trabalho que fazem em conjunto, não esquecendo claro a individualidade e as necessidades de cada cão.


Para melhor elucidar deixo 7 razões pelas quais é impossível qualquer pessoa garantir resultados:


1- Diferenças Individuais:

Assim como os humanos, os cães têm personalidades, temperamentos e aprendizagens diferentes, o que funciona para um cão pode não ser tão eficaz para outro.

Fatores como raça, genética, socialização, idade, historial de aprendizagem e estado de saúde podem influenciar o progresso de aprendizagem.

Não esquecendo que os cães são seres sencientes, não conseguimos controlar os seus estados emocionais.


2 - Consistência do Tutor:

Uma progressão bem-sucedida requer consistência nas recomendações dadas.

A capacidade do tutor conseguir seguir com a gestão e exercícios sugeridos desempenha um papel crucial. A inconsistência pode ser confusa para o cão, dificultando o processo de aprendizagem.


3 - Influências Externas:

Os cães são expostos a diferentes estímulos e ambientes. Mudanças no ambiente (sons, estímulos visuais, cheiros, hormonas, feromonas, entre outros), a presença de outros animais e mudanças na rotina do tutor podem afetar o comportamento e a resposta do cão.


4 - Técnicas:

Existem inúmeras metodologias de treino e nem todas são adequadas para todos os cães. Alguns cães podem responder melhor a comida, outros com brincadeira e outros com distância (por exemplo). O profissional precisa adaptar os seus métodos às necessidades individuais de cada cão.


5 - Duração da Aprendizagem:

A educação e modificação comportamental é um processo contínuo.

Embora alguns sinais básicos possam ser ensinados com relativa rapidez, manter comportamentos aprendidos requer reforço e prática contínua. É irrealista esperar resultados permanentes após um curto período de aprendizagem.


6 - Situações Imprevisíveis:

O teu cão pode encontrar situações inesperadas às quais não sabe (ou não consegue) lidar.

A sua capacidade de responder adequadamente depende da generalização dos sinais e exercícios ensinados em novos contextos.


7 - Problemas Subjacentes:

Alguns cães podem apresentar problemas subjacentes, como ansiedade ou dor (entre outros), que exigem mais tempo e abordagens especializadas.



No mundo da educação canina, onde as diferenças individuais, a consistência do tutor, influências externas, técnicas de treino e as imprevisibilidades se cruzam, fica claro que a jornada em direção a um cão equilibrado, feliz e com as suas necessidades satisfeitas é um esforço colaborativo, exigindo empatia, adaptabilidade e compreensão entre profissionais e tutores.